quarta-feira, 17 de abril de 2013

Propagandas Antigas - Coca Cola

Uma brevíssima narrativa sobre um dos refrigerantes mais consumidos no mundo!

A história da Coca Cola tem início 1885 com o farmacêutico John Pemperton, que criou a fórmula para ser utilizada como remédio contra enjôo, ressaca, cansaço, exaustão física e mental. Elaborado a partir de uma mistura de coca (do Peru e da Bolívia), com folhas que eram usadas pelos nativos como estimulante, além de pequena quantidade de cocaína; e cola (da África), cuja noz é rica em cafeína e teobromina, empregada para combater fadiga e sede. Daí o nome Coca Cola, que une o nome de seus principais ingredientes. Apesar de bem elaborada, a mistura de pemperton ainda apresentava um sabor bastante desagradável e amargo. Pensando nisso Pemperton adicionou à formulação da bebida ácido cítrico e essências de frutas.

Em 1891, quase falido, após os altos e baixos de sua criação, Pemperton decide vender sua patente à Asa Griggs Candler.

Candler aperfeçoou a fórmula, removeu a cocaína, reduziu os níveis de cafeína, substituiu ácido cítrico por ácido fosfórico, acrescentou glicerina e um saborizante à base de óleo de lima. Esta formulação é usada até hoje.

Pouco tempo depois a nova e reformulada Coca Cola já não era mais vista como remédio e ganhava a mesa e o cotidiano de milhares de famílias por todo o mundo.














Gostaram? Ja estou preparando nossa próxima postagem sobre propagandas antigas. Muito obrigada a todos que responderam nossa enquete da fan page no Facebook, adoro a participação de vocês.

Kisses ^^*




Nenhum comentário:

Postar um comentário