terça-feira, 2 de abril de 2013

Papo de Homem #2

Olá mamíferos!

O Papo de Homem de hoje está sendo publicado com um pouquinho de atraso, pois, foi um dia bem corrido! Mas, afinal, ainda é terça, não é?

O assunto de hoje não é necessariamente voltado só para homens, mas, fala de um homem; Um herói "das antigas" - em todos os aspectos - que serviu de inspiração para muitos outros. De quem eu estou falando? De quem mais seria? Dick Tracy!


Para quem não conhece, o herói dos quadrinhos Dick Tracy foi criado pelo cartunista Chester Gould, em 1931, como uma tirinha de quadrinhos do jornal que também se chamada Dick Tracy. Daí em diante, o nome pegou. Gould continuou desenhando tirinhas para este jornal até 1977, o que comprova o sucesso!

Inicialmente, o herói atuava na cidade de Chicago ambientada em 1930 (deu pra sacar pelas roupas e carangas da foto acima, não deu?). Nos anos 50, Dick Tracy passou a trabalhar correndo atrás de corruptos, combatendo a delinquência juvenil e tudo mais que vinha da mídia e que não transmitia uma boa mensagem. Nesta mesma época ele passou a ser o proprietário de uma casa grande e confortável e até dirigia seu próprio Cadillac!

Já nos anos 60, Tracy - acreditem - passou a ser uma espécie de agente intergaláctico e, inclusive, participava de missões à Lua usando naves de propulsão eletromagnética! Esta tentativa de dar um novo formato para o tradicional HQ não foi muito bem vista pelos fãs mais clássicos, assim como eles também não gostaram dos posteriores bigode e cabelo comprido!



Uma das marcas registradas do nosso herói policial vintage é o seu relógio comunicador. Naquela época já se pensava em tecnologias que só vão começar a ser realmente possíveis agora!

Também não podemos falar de Dick sem citar seus mais tradicionais vilões, que, assim como o herói, também conheceram o pedestal do sucesso; Eram eles: Big Boy, o primeiro vilão das tiras, Selbert Depool, um cara totalmente insano e com o rosto deformado, Shoulders, de temperamento arrogante e irresistível para as mulheres, Pruneface, um espião nazista, Flattop Jones, o pistoleiro autônomo e o vilão mais famoso,  por ter sido contratado por negros (USA, você sabe né?) para matar Tracy, e tinha também Mr.Intro, mostrado como uma voz sem corpo!

Blank Face Villain (Vilão da Cara Branca)

De 1931 para cá, Dick Tracy já rendeu de tudo um pouco. Já foi tirinha de jornal, já foi revista em quadrinhos, programa de rádio, seriado, livros, boneco de ação, miniatura de carrinhos e até jogos! Alguém se lembra do clássico jogo de Mega Drive? Eu passei horas jogando e confesso que até hoje não dei final! Preciso colocar isso na minha lista de "to-do".


E é isso! Este é Dick Tracy, o policial mais casca grossa dos anos 30, com sua capa e chapéu amarelos, seu relógio comunicador, seu Cadillac; O cara que transformou a Madonna e o Al Pacino em vilões (na versão para a TV)!

Espero que gostem! Até próxima terça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário